Onça-pintada, ameaça de extinção e a consciência humana:
A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção no nosso país. Por ser um mamífero que está no topo da cadeia alimentar, essa ameaça é um sinal crítico de que o nosso meio ambiente está entrando em colapso.
E o meio ambiente não diz respeito apenas à vida das onças, mas significa que as nossas florestas estão sendo desmatadas, e isso interfere no clima e na qualidade de vida humana.
É importante termos consciência de que os #desmatamentos ocorrem por muitos motivos, e que cada um de nós pode estar contribuindo indiretamente com isso.
Reavaliar nossos hábitos, nossas crenças, nos #questionar porque fazemos o que fazemos, o que comemos, o que vestimos, a quem culpamos por nossas próprias responsabilidades é uma das muitas formas de contribuirmos para que cesse a exploração ambiental e dos animais de todas as formas possíveis.
Justamente porque temos #responsabilidade sobre nossas #escolhas, podemos perceber que nada está separado ou independente. Nós, as onças e todo o meio ambiente somos um só ser em constante luta pela #vida.
Precisamos assumir nossas responsabilidades para evitar que muito em breve, não apenas as onças passem a existir somente nos registros históricos e artísticos, mas a própria humanidade corra o risco de deixar de existir.
Do real para a arte - desenho com referência visual:
Eu gosto de trabalhar com referências visuais, mas não com cópias. Quando faço a minha #arte, eu desenho aquilo que minha mente artística está interpretando.
Ao desenhar uma #onça a partir de uma referência visual, eu não posso desenhá-la como ela é. Eu só posso desenhá-la como a enxergo. A imagem passa por diversos filtros visuais, mentais, conceituais e emocionais.
Eu desenho de acordo com o que sinto, e ao sentir uma fonte de #inspiração, aquilo já não está fora, mas passa a fazer parte de mim, e é isso que eu expresso na minha arte.
Essa é uma das formas que eu encontro para ativar arquétipos em minha psique. A onça é um dos meus arquétipos mais queridos.
Dois arquétipos poderosos em uma só imagem
A onça, entre outras características, é um arquétipo de grande poder. Evoca a independência, a astúcia, a ação cautelosa e certeira, a força para enfrentar os medos, a sensualidade, a cura, proteção do espaço, entre outros.
A #rosa vermelha, um arquétipo do amor romântico, da paixão, da sedução. A rosa também evoca o sigilo, a #confiança e a auto-estima. Em relacionamentos, pode estimular também a cumplicidade entre o casal.
A combinação dos dois arquétipos é uma simbologia digna das pessoas que querem conferir proteção, sigilo e acolhimento sensual a o ambiente. Usada num ambiente compartilhado entre um casal, ajuda a fortalecer a #cumplicidade, a #paixão, a confiança e o #sigilo do que está sendo vivido intimamente.
A cor verde traz conforto visual, mental e ativa o chacra cardíaco, equilibrando e gerando energia amorosa.
Uma composição ideal para quem está conectado com as frequências do coração, sendo para o auto-amor ou o amor ao outro.
"Meiga-Rosa", Denise Bruno
Acrílica sobre tela - Ago2020
30x30cm